Criar uma Loja Virtual Grátis
TRAGÉDIA NO INTERIOR DA BAHIA
TRAGÉDIA NO INTERIOR DA BAHIA

 

Oito pessoas morreram e   150

estão desabrigadas após

temporal em Lajedinho

Tragédia destruiu parte da cidade e deixou oito mortos

08/12/2013 18:50

 

As fortes chuvas que inundaram a cidade de Lajedinho no sábado (7) deixaram pelo menos 150 pessoas desabrigadas. Segundo informações da Defesa Civil, 70 casas foram destruídas e 90% da área comercial da cidade foi afetada. Oito pessoas morreram, entre elas uma criança de três anos e sete mulheres.
 
Alguns órgãos públicos como a Secretaria de Ação Social, Correios e a Prefeitura de Lajedinho foram afetados com a água da chuva e vários arquivos foram perdidos. A casa do prefeito da cidade também foi destruída.
 
De acordo com a delegacia de Lajedinho, que fica a cerca de 355 quilômetros de Salvador, a chuva aconteceu entre 22h30 e 00h de ontem e deixou a cidade inundada.
 
Segundo o técnico da Defesa Civil, Paulo Sergio Menezes, os moradores estão recebendo orientações em caso de situação de risco. "Estamos com duas equipes para fazermos o documento para pedir ajuda e  orientando a população a constuirem casas na parte alta da cidade", disse. 
 
Os desabrigados estão alojados na Escola Municipal Ana Lúcia  e recebem alimentos e remédios. A Defesa Civil forneceu 190 cobertores para os prejudicados.
 
Em nota, o governador Jaques Wagner (PT) disse que está acompanhando os desdobramentos da tragédia ocorrida em Lajedinho. "Não há nada que possa amenizar a dor pela perda de tantas vidas, porém, neste momento de aflição, quero me solidarizar com os familiares e toda a população da cidade. O governo coloca à disposição das vítimas os recursos possíveis para minimizar seu sofrimento. Peço aos baianos que se mobilizem para ajudar os moradores de Lajedinho", disse o governador.
 
Destruição 

Segundo a professora Maiara Amorim, que trabalha na cidade há dois anos, a parte mais baixa da cidade é a mais afetada pelas inundações. "Algumas casas a gente só ve o alicerce. O resto a água levou tudo", relata.
 
Maiara conhecia Valéria Cruz Lima, uma das vítimas da tragédia: "Ela era conselhiera tutelar da cidade. O marido dela, comerciante da cidade conhecido como Reginaldo, e um filho de quatro anos morreram com a inundação. Só restou uma filha de 11 anos", lamenta a professora.
 
Mortos

Entre as vítimas já encontradas estão Valéria Cruz Lima, Luiza Santos Lima, Cris Fernanda de Jesus Santos, Sirlene Santos da Silva, Valdete Maria de Jeusus, Ilza Calvacante da Silva e Tharso Lima dos Santos, de 3 anos. As outras vítimas não tiveram idade divulgada.
 
Técnicos da Defesa Civil estão no município orientado moradores em caso de situação de risco. "Estamos falando para aqueles que estão em casas próximas a encostas que saiam e como verificar situação de emergência", explica o técnico  da Defesa Civil, de prenome Paulo. 
 
Além do Corpo de Bombeiros, as  Polícias Rodoviária Federal, Civil e Militar atuam na remoção dos escombros. Outras nove pessoas seguem desaparecidas, segundo a delegacia do município. Entre os desaparecidos estão Rafaela Fereira Silva, Reginaldo Pereeira dos Santos, Eliene Ferreira Lima, Carolina Lima de Oliveira, Maria José Pereira de Almeida, Mario Perreora Lima e Ilberto Araujo Macedo.

 

Homem é assassinado a tiros  dentro

de bar em Serrinha

A vítima estava em um bar na região conhecida como ‘Ponte da Coruja’, quando dois homens chegaram de moto ao local

08/12/2013 19:05
Um homem foi assassinado a tiros na tarde de sábado (7) no bairro Vila de Fátima, em Serrinha, por volta das 15h20m.
 
Segundo a polícia, Cleber Rodrigues Rocha, de 33 anos, que morava na Rua Primavera, no bairro CSU, foi atingido com dois disparos, sendo um na cabeça e outro no pescoço.
 
A vítima estava em um bar na região conhecida como ‘Ponte da Coruja’, quando dois homens chegaram de moto ao local, desceram e efetuaram os disparos e fugiram. Cleber ainda chegou a ser levado para o Hospital Municipal, mas já chegou sem vida.
 
O crime será investigado pela Delegacia Territorial (DT/Serrinha). Ninguém foi preso até o momento. Conforme dados apurados pelo Portal Clériston Silva - PCS - este é o 28º homicídio registrado no ano de 2013 na cidade de Serrinha. As informações são do Portal Clériston Silva.
ATÉ QUE FIM
UMA COISA BOA

 

 

 

Escola municipal se destaca

em Feira de Matemática

Foram 12 estudantes que representaram a escola sendo oito do 5º ano e quatro do 3ºano do ensino fundamental.

08/12/2013 01:22
A escola municipal Doutor Nóide Cerqueira, de Feira de Santana, foi premiada na 8ª Feira Baiana de Matemática realizada nos dias 27, 28 e 29 de Novembro no Estádio da Fonte Nova, em Salvador. Ao todo participaram do evento 226 escolas das redes estadual, municipal e particular. Agora, os alunos se preparam para a Feira Nacional de Matemática. Foram 12 estudantes que representaram a escola sendo oito do 5º ano e quatro do 3ºano do ensino fundamental.
 
Um dos trabalhos apresentados foi a maquete do futuro prédio da escola, que fica no bairro Campo Limpo. A Prefeitura já fez a licitação para a construção da nova unidade de ensino. Atualmente, as atividades  da escola Nóide Cerqueira estão acontecendo no prédio da antiga escola Chico Mendes.

 
A diretora da escola, professora Leiva Franco,  estava feliz com o empenho dos estudantes, dos professores e servidores que se empenharam bastante para que a escola, que atende crianças pobres de bairros como o Campo Limpo, Sobradinho, George Américo e Gabriela, pudesse obter um resultado significativo na Feira de Matemática.
 
Ela explicou também que antes dos alunos irem para o evento em Salvador, houve uma feira local junto com a escola Despertar, da rede particular, que também foi premiada. Depois, informou Leiva, ostrabalhos formados por três estandes foram encaminhados para a capital baiana para avaliação.
 
A diretora explicou que além da maquete da escola, os dois outros estandes eram relacionados a modelagem em ação feito em um posto de saúde do bairro Campo Limpo e o terceiro sobre uma Feira do Cacareco onde as criança tiveram a oportunidade de trabalhar com o sistema monetário através de compra e venda de objetos. 
 
 
"Para nós da escola foi muito significativo o resultado dessa Feira de Matemática. É um trabalho que extrapola os muros da instituição. As crianças demonstraram a sua autonomia, segurança e todo o aprendizado que eles tiveram dentro da sala de aula", afirma Leiva.